FCA descreve plano para enfrentar golpes (Scams)

A Financial Conduct Authority (FCA), órgão regulador financeiro do Reino Unido, anunciou hoje uma nova estratégia para combater os golpes de investimento. A autoridade também planeja tomar várias medidas para incentivar o investimento em instrumentos financeiros regulamentados.

De acordo com a estratégia introduzida, a FCA visa reduzir pela metade o número de consumidores que estão investindo em produtos de alto risco até 2025. O órgão regulador também publicará os resultados da nova estratégia em um futuro próximo.

Nos próximos anos, a FCA introduzirá medidas eficazes para a detecção e prevenção de fraudes de investimentos. Em 2020/21, os investidores localizados no Reino Unido perderam quase £ 570 milhões em golpes de investimento. Desde 2018, o número de fraudes de investimentos no Reino Unido aumentou substancialmente.

Para atingir as metas mencionadas, a FCA definiu um pacote de medidas, incluindo o lançamento de uma nova campanha de £ 11 milhões, para ajudar os consumidores a tomar melhores decisões de investimento e para reduzir o número de pessoas que aplicam em investimentos inadequados de alto risco.

Comentando sobre o anúncio, Sarah Pritchard, Diretora Executiva de Mercados da FCA, disse:

“Os investidores nunca tiveram mais liberdade – a tecnologia democratizou o mercado, novos produtos foram disponibilizados e as pessoas têm melhor acesso às suas economias do que antes. Mas essa liberdade vem com risco. Queremos dar aos consumidores mais confiança para investir e ajudá-los a fazer isso com segurança, entendendo o nível de risco. ”

Em agosto de 2021, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) divulgou um relatório sobre os crescentes golpes de investimento no país e mencionou que os australianos perderam mais de US$ 70 milhões em esquemas de investimento ilegais durante o primeiro semestre de 2021.

Pacote de Medidas da FCA

Além da redução dos scams, a FCA visa incentivar o investimento em produtos financeiros regulamentados e relativamente simples.

“O pacote de medidas que anunciamos hoje tem como objetivo apoiar isso – queremos que as pessoas tenham mais confiança para investir.

Também queremos ser capazes de nos adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado e ser assertivos onde vemos má conduta e danos ao consumidor ”, acrescentou Pritchard.

Fonte: FCA

Artigos relacionados

5 2 votes
Avalie o artigo
Inscreva-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo